Linhas horizontais ou verticais no ecrã: o que pode ser?

Estava a ver televisão e de repente apareceram linhas no ecrã? Este tipo de problema costuma surgir de forma repentina e nunca são boas notícias. Neste artigo quero falar do que pode provocar linhas horizontais ou verticais no ecrã e como resolver o problema.





Causas mais frequentes de linhas horizontais ou verticais no ecrã

As linhas no ecrã aparecem tanto em televisões mais antigos como em modelos modernos, incluindo nas televisões LED, LCD e OLED. Estas são as principais causas do problema:


1. Cabos mal ligados ou danificados

Uma das causas mais simples para ter linhas horizontais ou verticais no ecrã são cabos mal ligados. Um cabo HDMI solto, mal encaixado ou danificado pode provocar interferências e resultar em linhas no ecrã. Por isso, comece por verificar se os cabos estão bem conectados e, se possível, experimente com outro cabo.


2. Fonte de sinal com problemas

Outra das possíveis causas para ter linhas horizontais ou verticais no ecrã são problemas com o sinal. Teste a ver se a televisão tem sempre as linhas ou se é apenas em sinal aberto ou só quando está ligada à box. Por vezes, há avarias momentâneas que são causadas por pequenas perturbações no sinal. 


3. Actualizações de software em falta

No caso das televisões inteligentes, é preciso fazer actualizações de software de vez em quando para continuar a funcionar correctamente. Se nunca actualizou o software, pode ser o motivo para ter problemas na imagem, falhas no som ou até bloqueios. Verifique se existe alguma actualização pendente no menu de definições.


4. Painel do ecrã danificado

Agora, vamos para as situações mais complicadas. Se as linhas horizontais ou verticais são permanentes e surgem em todas as fontes de imagem, o mais provável é que o problema seja o ecrã. Esta é uma das avarias mais graves e, infelizmente, também uma das mais dispendiosas de resolver. Em muitos casos, é preciso substituir o display. 


5. T-Con board com defeito

A T-Con board (placa de controlo de tempo) é responsável por coordenar a informação que chega ao ecrã. Um defeito nesta placa pode causar linhas verticais ou horizontais, distorções ou até falhas totais na imagem. Este tipo de diagnóstico deve ser feito por um técnico com experiência e, geralmente, é preciso substituir a televisão. 


6. Cabos internos soltos

Há cabos dentro da televisão que podem ficar soltos com o tempo, devido a quedas ou ou abanões durante uma mudança de casa. Contudo, só sabemos se esse é o motivo ao abrir o aparelho e verificar as conexões. Por razões de segurança, este tipo de intervenção deve ser deixado a profissionais qualificados. 


O que fazer quando aparecem linhas horizontais e verticais no ecrã?

Tendo em conta o que já vimos em cima, vamos recapitular o que fazer se aparecerem linhas horizontais e verticais no ecrã. 

Se aparecem linhas horizontais e verticais no ecrã, comece por verificar os cabos, testar várias fontes de imagem (sinal aberto, cabo e internet, se for uma smart TV) e veja se há alguma actualização de software pendente. Caso não haja nenhuma alteração, é altura de procurar alguém para fazer a reparação da TV.

Se não conhece ninguém para arranjar televisões, sugiro procurar na Fixando. Basta entrar no site, explicar o que se passa e, em menos de dois minutos, a plataforma envia o seu pedido para os técnicos de reparação de electrodomésticos na sua zona. Depois, só tem de esperar para começar a receber contactos e orçamentos para a reparação.


Vale a pena reparar uma televisão com problemas no ecrã?


Agora, a grande questão. Será que vale a pena fazer a reparação da televisão se precisar de trocar o ecrã? 


É verdade que, em alguns casos, pode não compensar fazer a reparação da televisão. Por exemplo, se é uma televisão antiga e precisa de trocar o ecrã, facilmente gasta entre 150 e 300€, o que é o custo de uma televisão nova. De um modo geral, só compensa reparar se o custo da reparação for menos de 50% do preço de uma teelvisão nova. 



Comentários

Mensagens populares