Avarias mais comuns em frigoríficos (e como reparar)
É sempre mau quando um electrodoméstico se avaria. Mas, se houvesse uma competição, diria que o frigorífico é o pior. Se a máquina da loiça avaria, lava-se à mão. Se a máquina da roupa avaria, vamos a uma lavandaria self-service. Quando o frigorífico avaria, bastam umas horas para começar a perder comida. Por isso, é preciso agir rápido. Estas são as avarias mais comuns em frigoríficos e o que pode fazer para as reparar!
Quais são os sintomas mais comuns de avarias no frigorífico?
O frigorífico deixa de arrefecer
Comecemos pelo sintoma mais grave. Aliás, já nem é bem um sintoma, é uma avaria em si mesma: o frigorífico não está a arrefecer. Isto não significa que o frigorífico deixou de funcionar totalmente, simplesmente já não está entre os 0º-4ºC que não deveria superar. Em primeiro lugar, verifique se a porta está a fechar bem. Se estiver, pode ser uma avaria no termostato (o que é bom, porque basta substituí-lo e há sempre peças compatíveis) ou no condensador (mau, porque é uma peça cara e pode nem valer a pena reparar).
O frigorífico perde água
Vamos a outro sintoma comum de uma avaria no frigorífico: o frigorífico está a perder água pelo fundo. Este é um bom sintoma porque significa que ainda tem muito tempo para agir. Normalmente, é um problema no sistema de drenagem ou acumulação de resíduos no sistema de ventilação, mas tem resolução. Se chamar um técnico de reparação de frigórifico nos próximos dias, é possível que consiga resolver no momento. Se não tiver orçamento para um técnico, procure informação sobre como limpar o seu frigorífico online.
O frigorífico faz muito ruído
Outro sintoma comum de avarias no frigorífico é o ruído. Sim, algum ruído é normal. Os aparelhos da Samsung, por exemplo, são conhecidos por não serem muito silenciosos. Mas se o frigorífico está a fazer mais barulho do que o normal, é hora de investigar. Mudou o frigorífico de sítio? Provavelmente, ficou desnivelado. O frigorífico está encostado à parede ou a outro móvel? Experimente afastá-lo. O frigorífico é antigo? Aperte as dobradiças. O frigorífico é embutido? Resta chamar um técnico de reparação de frigoríficos.
A porta do frigorífico não fecha ou não veda bem
Ora bem, este é um problema muito comum. Com o tempo, é normal que os frigoríficos comecem a fechar mal. Se calhar começa a dar conta que o frigorífico está aberto ou que tem de fazer mais força para fechar. Noutros casos, como dissemos acima, parece que o frigorífico já não arrefece bem. Mas temos boas notícias: é relativamente fácil substituir a borracha e compor a vedação da porta. Se não tiver dinheiro para trocar a borracha, pode fazer uma pequena repação DIY com fita isolante de dupla-face.
Quando vale a pena reparar o frigorífico?
Ora bem, quando o frigorífico avaria, pode não ser possível salvar toda a comida. Mesmo que procure um técnico de reparação do frigorífico assim que possível (e recomendo), às vezes é preciso encomendar peças que demoram algum tempo a chegar. Por isso, há sempre drama e despesas. A questão é: vale a pena pagar pela reparação de um frigorífico que já avariou uma vez?
Depende. Neste momento, os frigoríficos são dos electrodomésticos mais caros no mercado. A regra do bom senso diz-nos que, se a reparação ficar a menos de 50% do preço de um novo, vale a pena. Mas, se ficar acima de 50% do preço de um novo, provavelmente não vale a pena arriscar. É melhor fazer o sacrifício de comprar um novo e pedir uma extensão de garantia: há marcas que vão até 10 anos.
No entanto, o preço da reparação do frigorífico não é a única coisa a ter em conta. Se é um frigorífico muito antigo, que gasta muita electricidade e com poucas peças compatíveis, também pode não valer a pena insistir. E para não se precipitarem na vossa decisão, deixo aqui um breve guia sobre o preço da reparação dos frigoríficos em várias cidades do país.
Comentários