Quando devo substituir o telhado da casa?

Talvez não saiba, mas a vida útil de um telhado é de apenas 20 anos. Por isso, se tem uma moradia, precisa de ter cuidados de manutenção regulares com telhado. E, a certa altura, vai ter de substituir o telhado de casa. Vejamos então como fazer a manutenção do telhado de casa, quando substituir o telhado de casa em vez de reparar, e que tipo de telhas escolher. 





Como fazer a manutenção do telhado de casa?


Antes de pensar em substituir o telhado de casa, precisamos de perceber se é algo que se pode resolver com manutenção e uma reparação simples. Estes são os principais cuidados de manutenção de telhado que deve ter: 


  • Inspecções regulares: é recomendável fazer inspecções preventivas, especialmente depois do inverno. Se houver telhas partidas, contrate uma empresa para reparar telhados. Não deixe o problema alastrar, pode criar uma infiltração.


  • Limpeza do telhado e das caldeiras: se o telhado tiver musgo ou fungos visíveis, faça uma limpeza pelo menos uma vez por ano para evitar problemas de humidade. Além disso, mantenha as caleiras limpas para evitar entupimentos e infiltrações.


  • Ventilação adequada: garanta que o sótão ou o espaço sob o telhado está bem ventilado para evitar a acumulação de humidade.


Quando substituir o telhado de casa em vez de reparar? 


Em algumas situações, não vale a pena reparar o telhado. Em vez disso, é melhor procurar logo uma empresa para substituir o telhado. Pode confirmar aqui o preço para substituir telhas


  • Danos visíveis e extensos: se consegue ver várias telhas partidas ou soltas, chame um profissional em reparação de telhados para substituir as telhas. Isto pode acontecer com o tempo, devido ao desgaste, ou depois de uma intempérie. 


  • Acumulação de musgo: em zonas com muita humidade, os telhados podem ficar cobertos com musgo, algas e microrganismos que causam bolor. Se não saírem com uma limpeza, é altura de substituir o telhado. 


  • Infiltração de água: se tem uma infiltração de água em casa, é porque o telhado já não está a cumprir a sua função. Neste caso, não vale a pena tentar reparar aqui e ali: é melhor substituir o telhado completo. 


  • Problemas estruturais: se o telhado está a ficar inclinado para um lado ou mesmo a afundar, vai precisar de substituir o telhado. Neste caso não basta substituir uma telha, precisa de refazer os pilares e a estrutura de suporte também. 


  • Idade do telhado: nada dura para sempre, não é? A idade útil de um telhado é de 20 a 30 anos. Por isso, se o telhado já é antigo, não vale a pena remediar – é melhor substituir o telhado de casa. 


  • Remodelação de propriedade: se está a fazer uma remodelação completa, não estrague tudo ao deixar o telhado antigo. Uma reparação ao telhado para melhorar o isolamento térmico e acústico da moradia é a chave de ouro para garantir que a sua casa fica segura e confortável. 


Quais são os diferentes tipos de telhados e telhas que existem?


Se já  está decidido a substituir o telhado de casa, agora precisa de escolher o tipo de telhas mais indicado: 


  • Telha cerâmica: as telhas cerâmicas, as tradicionais telhas laranjas de barro, continuam a ser um clássico. Como são mais pesadas, exigem uma estrutura bastante robusta.


  • Telha de vidro: as telhas de vidro deixam passar claridade para compartimentos interiores. No entanto, só se usam em determinadas partes do telhado, normalmente em combinação com as telhas normais.


  • Telhas sandwich: também conhecidas como painéis sandwich, são muito leves mas muito eficazes em termos de isolamento térmico e acústico. Estão a tornar-se cada vez mais comuns, especialmente para substituir os telhados em amianto. 



Resumindo: se tem uma telha partida, rachada ou solta, é melhor substituir. No entanto, quando se tratam de várias telhas, é possível que seja necessário substituir o telhado de casa todo – especialmente se for um telhado antigo ou que já está a dar problemas, como infiltrações ou bolor. Se optar por substituir o telhado e tiver um orçamento limitado, os painéis sandwich podem ser uma opção ecónomica e que se adapta a qualquer tipo de arquitectura. 


Comentários

Mensagens populares