SMS é uma tecnologia dos anos 80. Como funciona?

 O envio de SMS (Short Message Service) é uma funcionalidade oferecida pelas operadoras móveis que permite que os clientes troquem mensagens curtas de texto entre dispositivos móveis. Tecnicamente, o processo de envio de SMS funciona através de uma combinação de redes de comunicação móveis, sistemas de gestão de mensagens e gateways de mensagens.

A primeira etapa do processo é quando o cliente compõe e envia uma mensagem de texto de um dispositivo móvel, como um smartphone. O dispositivo móvel então transmite a mensagem para a rede celular da operadora, usando a tecnologia de comunicação móvel, como GSM ou CDMA.

Uma vez que a mensagem é recebida pela rede móvel, ela é encaminhada para o SMSC (Short Message Service Center) da operadora, que é responsável por armazenar e encaminhar as mensagens. O SMSC utiliza o número de telefone do destinatário para determinar a qual rede celular a mensagem deve ser encaminhada. A mensagem é então transmitida para a rede celular do destinatário, onde é processada pelo sistema de gerenciamento de mensagens da operadora. Esse sistema verifica se o destinatário tem capacidade de receber mensagens e, se sim, a mensagem é entregue ao dispositivo móvel do destinatário.

Em caso de o destinatário estar em uma rede diferente do remetente, o SMS é encaminhado para o gateway de mensagens correspondente. Este gateway é responsável por traduzir a mensagem de formato de um operador para outro e encaminhar para o SMSC da operadora do destinatário. É importante notar que algumas operadoras podem usar outros métodos ou tecnologias para o envio de mensagens SMS, como o uso de gateways de mensagens baseados na nuvem, mas a maioria das operadoras usam esse processo descrito acima.


A tecnologia de mensagens curtas (SMS) foi inventada no início dos anos 80. 

A história do SMS começa com as primeiras tentativas de criar uma forma de troca de mensagens curtas entre dispositivos móveis. A primeira ideia para o SMS surgiu na década de 1970, quando as operadoras de telefonia começaram a pensar em formas de aumentar a capacidade de comunicação de suas redes de telefonia móvel.

Em 1985, a europeia GSM (Global System for Mobile Communications) desenvolveu uma especificação para uma nova forma de comunicação, chamada Short Message Service (SMS). A ideia era criar uma forma de trocar mensagens curtas, de até 160 caracteres, entre dispositivos móveis, sem interferir na capacidade de chamadas de voz da rede. Em 1992, a primeira mensagem de texto comercial foi enviada em Finlândia, usando a rede GSM. A mensagem foi enviada pelo provedor de serviços de telefonia Radiolinja para o provedor de serviços de telefone Telia. A partir desse momento, a tecnologia de SMS começou a se espalhar pelo mundo, sendo implementada por outras operadoras de telefonia e tornando-se um recurso comum em dispositivos móveis. 

Hoje, o SMS é usado globalmente e é considerado uma das formas mais populares de comunicação móvel. Ele é amplamente utilizado para envio de mensagens de texto, alertas, lembretes, e comunicação de negócios, códigos de confirmação, bem como para comunicações pessoais. A tecnologia do SMS evoluiu bastante desde seus primórdios, hoje já é possível enviar mensagens com mais de 160 caracteres, fotos, vídeos, e outros tipos de arquivos.

Comentários

Mensagens populares